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A comunicação empresarial exige profundidade de análise

No trabalho de construção ou manutenção de suas reputações, as empresas hoje precisam de um “olhar 360 graus” para entender o novo mundo que as cerca e tomar decisões construtivas sobre estratégia e posicionamento. A pauta ESG, por exemplo. Os consumidores estão mais atentos às questões de sustentabilidade, de governança e às ações sociais que as empresas realizam. Além disso, as mídias mudaram: hoje, as redes sociais ganharam uma dimensão fundamental e deram novo poder ao cidadão, cada vez mais presente, vocal e atuante e que está aprendendo a checar e cobrar o posicionamento das empresas.


A comunicação empresarial ficou sofisticada e mais complexa, o que exige maior profundidade de análise. Essas novas circunstâncias exigem que as empresas revejam seus propósitos e suas estratégias e criem “storytellings” baseados em fatos reais. Os públicos com quem as empresas devem se comunicar (são vários: empregados, clientes, instituições, governos, acionistas...) precisam ser mapeados, juntamente com os canais de comunicação adequados para cada um deles. Por fim, tudo deve ser organizado em um plano de comunicação que, ao final, promova o negócio de forma segura e sustentável.


Parece simples? Bem, nem sempre as organizações têm tempo e expertise para realizar esse trabalho de forma adequada. É por isso que, nos últimos anos, as agências de comunicação adaptaram-se a essa realidade. Antes muito dedicadas ao que chamamos de assessoria de imprensa (isto é, a relação das empresas com os meios de comunicação), as agências hoje oferecem um vasto conjunto de atividades que permitem a organização de um trabalho amplo, completo e integrado.


Na PIQUINI, nosso ponto de partida é a história e a estratégia das empresas, seu mercado, seus produtos e clientes. Olhamos com cuidado as mudanças que a digitalização provocou no ambiente de negócios e como os consumidores hoje se relacionam com as marcas, compram produtos e como se referem a eles em suas manifestações públicas de apreço ou crítica. Com base nesses dados, desenhamos planos de comunicação abrangentes. E eficazes na promoção da estratégia das empresas.

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