A PERSONALIDADE POR TRÁS DA MARCA
“A criação do logotipo da Piquini Comunicação Estratégica levou em consideração os perfis pessoal e profissional do jornalista Marco Piquini e as características das letras que compõem seu nome. O resultado ficou limpo, direto e forte”. Assim, o diretor de Criação Renato Kimo, da Zíper Comunicação, explica como criou o logo e o símbolo gráfico da nova empresa de comunicação de Minas Gerais.
Segundo ele, o ponto de partida foi um briefing bastante completo. “O Piquini decidiu colocar seu nome na porta porque queria desfrutar de sua reputação, construída em quase 40 anos de atuação no mercado de comunicação”, diz o publicitário. Outras requisições da demanda: valorizar a simplicidade e dar um ar de modernidade, em referência aos novos produtos e serviços da empresa. “Um logo fácil de aplicar, de ler, de entender, e que abuse das cores”, era o que dizia o briefing.
“Mergulhamos no currículo do Piquini e logo algumas coisas se destacaram”, conta Kimo. “Ele foi jornalista por muitos anos e isso lhe confere uma característica importante: sabe fazer perguntas, ir ao ponto da questão”, diz. As duas décadas como executivo de grande empresa, segundo o publicitário, conferiram ao criador da Piquini Comunicação Estratégica amplo conhecimento do funcionamento das organizações. “E ele tem a capacidade de realizar diagnósticos muito rápidos e precisos das forças em movimento”, explica.
Curiosidade, atenção, olhar crítico e capacidade de enxergar minúcias. “Traduzimos todos esses elementos em um único símbolo, altamente repertoriado e de fácil identificação: uma lupa. Sua forma se encaixou perfeitamente sobre a letra Q, central e crucial do nome Piquini”, detalha Kimo. “Daí em diante ficou fácil”, revela. “A lupa e o Q naturalmente se impuseram como elemento determinante na construção da identidade da nova empresa.”
O passo seguinte foi desenvolver uma fonte original, própria e exclusiva da marca. E a cor escolhida (um laranja bem forte) também nasceu da personalidade do fundador da empresa. “O laranja é ligado ao instinto, à extroversão, à motivação, enquanto o vermelho sinaliza energia, confiança e paixão. Quem já trabalhou com o Piquini vai reconhecê-lo nesses atributos”, finaliza Kimo.